top of page

Possível Solução para o futuro da Microprodução na rede Baixa Tensão

  • Foto do escritor: carinapinto1111750
    carinapinto1111750
  • 20 de jul. de 2015
  • 1 min de leitura

Como já foi falado anteriormente, um dos problemas atuais da microprodução na rede BT é a seletividade através dos fusíveis, que atualmente é feita do PT aos pontos de entrega.

Para futuro é necessário analisar essa situação a fim de poder controlar o trânsito de potências em ambas as direções. Uma das possibilidades de resolução pode passar por proteções programáveis reguláveis autonomamente.


Estas proteções colocadas nas Redes de BT teriam de possuir parametrização entre todas as proteções de um mesmo ramal de BT que permitisse verificar o trânsito de potências e uma regulação automática, em tempo real, dos tempos de disparo. Assim garantia-se, independentemente de existir ou não Microprodução, que as proteções atuariam garantindo seletividade entre as mesmas.


Avaliar as problemáticas que podem surgir quando se integra a microprodução numa rede de BT. Para tal, foi proposto pela EDP Distribuição, S.A., um estudo minucioso de um caso real de uma rede de BT, no qual se procedeu à análise do comportamento do perfil de tensão face à integração de microprodução.


Investigar possíveis soluções que permitam regular os perfis de tensão da rede para valores legalmente estabelecidos: tendo em vista a crescente penetração de microprodução nas redes de distribuição de BT, e tendo em conta o impacto resultante sobre os perfis de tensão investigaram-se soluções imediatas justificáveis para o caso em estudo proposto, de fácil implementação e vantajosa tanto para a rede como para o próprio microprodutor.


 
 
 

Kommentare


Postes em Destaque
Postes Recentes
Arquivo
bottom of page