top of page

Microprodução

 

A produção dispersa de energia através de Fontes de Energia Renovavéis começou por surgir nas MT e AT, nomeadamente em sistemas de cogeração, minihídricas e parques eólicos. Através do desenvolvimento das tecnologias de produção dispersa, nasce a microprodução isto é a geração de energia pelo próprio consumidor BT, quer por empresa ou por particular, usando neste caso equipamentos como painéis solares, microturbinas, micoeólicas, ou outro tipo de produção de pequena escala.

 

Em oposição aos SEE tradicionais, em que a potência deriva apenas numa direção, dos produtores para os consumidores, a integração deste tipo de energia pode conduzir a SEE em que o trânsito de energia é bidirecional.

A energia produzida para além da possibilidade de ser mais uma fonte de produção de EE, sendo vendida a uma rede de distribuição, pode também ser para autoconsumo.

 

A produção de energia em pequena escala possibilita aos consumidores de BT satisfazerem total ou parcialmente as suas necessidades de consumo de energia e venderem o excedente à rede elétrica, o que se traduz numa redução das perdas associadas à distribuição, evitando novos investimentos em grandes centrais de produção de energia e em infraestruturas de distribuição, contribuindo assim para a nova forma de operação dos sistemas de energia.

 

A microprodução tem em fase de desenvolvimento e também já ao seu dispor em BT as instalações de pequena escala utilizando para tal fontes renováveis, como os painéis solares fotovoltaicos, microeólicas, mini e microhidrícas, ou processos de microcogeração de elevada eficiência, como as microturbinas e células de combustível.

bottom of page