


Carina Pinto
Nº 1111750
Resumo
O trabalho realizado durante o estágio baseou-se num estudo de rede Baixa Tensão.
As redes Baixa Tensão, na maior parte das localidades rurais, são redes extensas, apesar de na maior parte das situações terem poucas cargas. Os Postos de Transformação nem sempre eram colocados no centro de cargas, mas sim o mais próximo de uma linha Média Tensão, o que com o passar do tempo mudou.
Neste contexto, o trabalho é a análise de Quedas de Tensão em redes Baixa Tensão, poder visualizar nas redes atuais essas situações. Para isso tendo ao dispor uma ferramenta que ajudam a visualizar as quedas de tensão ao longo de uma linha Baixa Tensão. Podendo com apoio do sistema, testar a resolução das mesmas, vendo assim a melhor solução para a resolução das mesmas.
O relatório não podia ficar completo, sem dar alguma enfase à Microprodução, com Autoconsumo, cada vez mais utilizada na atualidade, e a partir de energias renováveis.
Nos últimos anos existiu uma crescente introdução de microprodução na rede Baixa Tensão, mas esta não se encontra preparada para introdução de potência em diferentes nós, na sua projeção inicial, esse fato não foi tido em conta, sendo assim, este trabalho prende-se para além de Pedidos de Ligação a Rede de novos Requerentes, aumentos de Potência, Qualidade de Serviço, análise de trânsito de potências, mas também com a ligação de microprodução. Analisando, nestas situações, a rede atual e no caso da existência de quedas de tensão, poder verificar a melhor solução para as melhorar.

PESEE_ISEP criado com Wix.com